FN hotelaria
A FN hotelaria é uma empresa especializada na conceção, instalação e manutenção de equipamentos para a indústria hoteleira e restauração, cuja atuação se divide por um leque diversificado de áreas de intervenção: cozinhas, buffets e show cooking, bares, instalações de frio, lavandarias, mobiliário, AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e unidades de produção industrial.
Foi fundada em 1983 com a designação social de Freitas & Neto, com o objetivo de responder às necessidades de um mercado que estava em rápido crescimento na ilha da Madeira. O número crescente de hotéis que surgiam na Região constituía um mercado muito atrativo, e embora já existissem empresas a operar no sector de atividade da instalação e manutenção de equipamentos hoteleiros, a FN hotelaria (designação adotada a partir de 1995) rapidamente conquistou o seu lugar no panorama dos prestadores de serviços para a hotelaria regional com um serviço diferenciador, baseado na experiência e conhecimento técnico especializado dos seus fundadores.
Ao acompanhar o desenvolvimento do sector hoteleiro da Região Autónoma da Madeira, consolidou igualmente a sua posição no mercado, destacando-se desde finais dos anos 90, na liderança, tendo colaborado com cerca de 90% das unidades hoteleiras construídas durante esse período.
A preocupação com a qualidade que coloca em tudo o que faz, conduziu a FN hotelaria à necessidade de certificar os seus procedimentos. A nível nacional, foi a primeira empresa do setor a ostentar a certificação de qualidade de acordo com a Norma NP ISO9001:2000, em 2001. O sistema de gestão de qualidade da FN hotelaria encontra-se certificado pela APCER, entidade parceira da IQNet (The International Certification Network).
A FN hotelaria foi também a primeira empresa portuguesa a tornar-se membro da FCSI – Foodservice Consultants Society International (em 1999), a maior associação mundial de consultores e projetistas de cozinhas industriais, que exige aos seus membros os mais elevados padrões de qualidade, experiência, profissionalismo e ética, assim como a contínua atualização ao nível da indústria de Foodservice.
A experiência e o know-how acumulados, decorrentes do trabalho desenvolvido para os maiores grupos hoteleiros da região nos anos 90, por um lado, e o antever de algum abrandamento na construção de novas unidades na década seguinte, por outro – pois tal o ritmo que não se poderia manter – levaram a empresa numa primeira fase a expandir-se para o mercado nacional e numa segunda fase para mercados internacionais (a partir de 2004). Foi uma etapa de enormes desafios que evidenciaram a capacidade de superação de uma organização para a qual parar de crescer não era opção.
Atualmente, embora a atividade da FN hotelaria continue assente na resposta às solicitações dos seus clientes no mercado regional, a sua presença em projetos de enorme relevo e referência nacional continua a crescer. A FN hotelaria é capaz de responder a solicitações de grandes cadeias hoteleiras em diversos pontos do globo. O portfolio da FN hotelaria engloba projetos oriundos de diversas geografias: Alemanha, Argélia, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Reino Unido, Marrocos, Saint Martin, São Tomé e Príncipe, Senegal e Tunísia.
A aposta atual da FN hotelaria, quer ao nível das instalações industriais de equipamento hoteleiro, quer ao nível das instalações de AVAC, passa pela consolidação da quota de mercado, e aí a tónica é a de continuar a acompanhar as grandes cadeias hoteleiras na sua expansão a nível nacional e internacional, mas também pela conquista de novos clientes. Por outro lado, estão a ser estudadas possíveis novas áreas de negócio em que a empresa poderá vir a apostar nos próximos anos, tendo a inovação sempre como preocupação fundamental.
Neste momento, numa perspetiva de acompanhamento das principais tendências do sector, as atenções estão direcionadas para a inovação tecnológica propriamente dita, nomeadamente em termos da Internet of Things (IoT) e o estudo da forma como a mesma poderá ser aplicar para corresponder às necessidades dos clientes. Está neste momento em desenvolvimento um projecto de inovação, com diferentes áreas do saber e potencial científico, para projetar a Cozinha do Futuro.